Quem Somos
O Movimento Tapajós Vivo - MTV é um movimento social horizontal organizado em 2009, através da união de pessoas da sociedade civil e de organizações populares. O MTV começa sua trajetória em função da resistência contra a implantação do Complexo de Hidrelétricas na bacia do Tapajós, discutindo também outras ameaças no território.
Em 2016 na II Caravana em Defesa do Rio Tapajós a partir da sistematização dos encaminhamentos o MTV atualiza e amplia seu objetivo em: Defender a vida e a cultura da bacia do rio Tapajós de toda as formas de ameaças e mortes, garantindo os direitos dos povos indígenas, ribeirinhos e das populações urbanas. Nos últimos anos, o MTV construiu ações de formação e articulação em defesa dos direitos dos povos da bacia do Tapajós. Essas ações são direcionadas a moradores de comunidades tradicionais e população urbana.
MISSÃO
Fortalecer e mobilizar os movimentos de base em defesa da bacia do rio Tapajós, seus povos, territórios e sua biodiversidade contra todos os projetos e empreendimentos que destroem a vida.
VISÃO
Ser uma força de mobilização e articulação socioambiental junto a sujeitos sociais contra empreendimentos que destroem a bacia do rio Tapajós.
VALORES
- Respeitar e estimular a diversidade sociocultural da bacia do rio Tapajós;
- Conectar as lutas das cidades tapajônicas com os povos das florestas e das águas;
- Não se alinhar com financiadores que desrespeitem o bem viver amazônida;
- Engajar pessoas na luta por justiça socioambiental;
- Garantir a ampla participação respeitando: gênero, etnia, raça e orientação sexual.
OBJETIVOS
Geral
Defender a vida e a cultura da bacia do rio Tapajós de toda as as formas de ameaças e mortes, garantindo os direitos dos povos indígenas, ribeirinhos e das populações urbanas.
Específico
- Formação e capacitação socioambiental para a defesa do rio Tapajós;
- Criar espaços de Educação Ambiental Crítica;
- Sensibilizar a população para a defesa do rio;
- Articular comitês de bacia popular;
- Construir sinergias com outros movimentos e sujeitos sociais da Amazônia;
- Promover o uso de energia descentralizada na bacia do Tapajós.