top of page

Escola  de Militância 
Socioambiental  Amazônida

A Escola se fundamenta na construção de conhecimentos e partilha de saberes (científicos e conhecimento popular) para fortalecer a consciência crítica sobre as mudanças climáticas e comprometimento dos vários moradores afetados, ou ameaçados pelos empreendimentos que destroem o território e os povos do Tapajós. E fortalecer as estratégias da luta conjunta da bacia do Tapajós. 
Design sem nome.png
PAULO FREIRE SEMPRE!

​O mundo não é. O mundo está sendo. (...) meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da história, mas seu sujeito igualmente. No mundo da história, da cultura, da política, constato não para me adaptar mas para mudar. (...) Ninguém pode estar no mundo, com o mundo e com os outros de forma neutra. Não posso estar no mundo de luvas constatando apenas. A acomodação em mim é apenas caminho para a inserção, que implica decisão, escolha, intervenção na realidade. (...) É a partir deste saber fundamental: mudar é difícil mas é possível, que vamos programar nossa ação político pedagógica, não importa se o projeto com o qual nos comprometemos é de alfabetização de adultos ou de crianças, se de ação sanitária, se de evangelização, se de formação de mão-de-obra técnica.

Freire, 2000

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA EMSA

Click para ler o PPP...

Curso: Defensores e defensoras da Amazônia

OBJETIVO
Oferecer conhecimentos e partilhas de saberes (científicos e conhecimento popular) para fortalecer a consciência crítica e comprometimento dos vários moradores afetados ou ameaçados pelos empreendimentos que destroem o território e os povos da Amazônia e as estratégias da luta conjunta das três bacias do Tapajós. 
Eixo Sociopolítico:
Foca na análise e compreensão do contexto político e social, especialmente na Amazônia e na bacia do rio Tapajós. Inclui temas como análise de conjuntura, engajamento em defesa do território, história e desenvolvimento da Amazônia, e a filosofia do Bem Viver.
Eixo Mobilização e Agitação na Amazônia:
Concentra-se na prática e teoria da mobilização social e ações diretas. Aborda desde os fundamentos da mobilização e comunicação para segurança integral até a utilização da arte como ferramenta de denúncia e engajamento.
Eixo de Comunicação Popular:
Destina-se à formação em comunicação voltada para causas socioambientais e direitos humanos. Inclui jornalismo ambiental, comunicação popular, e produção audiovisual, além de oficinas práticas para criação de textos e design gráfico para mídias sociais.

Curso: Defensores e Defensoras das Águas do Tapajós

OBJETIVO
Promover a conscientização política, cultural e técnica das comunidades da bacia hidrográfica do Tapajós através da sua capacitação para participarem ativamente na proteção dos rios, ocupar de forma qualificada espaços decisórios e influenciar políticas públicas relativas às águas, considerando transversalmente princípios da educação popular e a integração entre conhecimentos tradicionais e científicos.
Conjuntura das Águas do Tapajós e Governança Democrática
Governança Hídrica Participativa
Proteção dos Rios e Participação Social

Este módulo explora a realidade socioambiental e política das águas do rio Tapajós e da Amazônia. Inclui o estudo da história e desenvolvimento da região, mudanças climáticas, e disputas políticas sobre a água. O objetivo é entender o contexto atual para promover transformações efetivas.

Foca na participação ativa e inclusiva na gestão das águas. Aborda questões de gênero e raça, ferramentas legais para a participação social, políticas de água no Brasil, e práticas participativas. O módulo visa fortalecer a governança hídrica por meio de uma abordagem colaborativa.
Este módulo se concentra nas estratégias para a proteção dos rios e no engajamento da sociedade. Examina abordagens legais e de advocacy, comunicação para mobilização social, e o uso de ciência e tecnologia. O objetivo é identificar e enfrentar desafios para assegurar a proteção ambiental eficaz.
bottom of page