top of page

Módulo 1: EIXO SOCIOPOLÍTICO

#componente

Como Fazer Análise de conjuntura.

Carga horária: 4H

Aprender a realizar uma análise de conjuntura como ferramenta para entender quais as influências históricas, políticas, ideológicas determinantes e como elas se relacionam e atuam em um dado quadro político e social. Sendo assim, mais fácil tentar acertar os rumos de uma ação, de um plano organizativo, de uma luta. A ação proposta será mais eficaz e o sonho de mudar o mundo, ou pelo menos aspectos dele, poderá se concretizar.

#componente

Engajamento na Luta em defesa do território, porquê (re)existir?

Carga horária: 4H

A formação visa compreender o que é a análise de conjuntura e sua importância, assim como, o engajamento sendo ele ativista ou militância da causa popular como força que impulsiona a militância na defesa do território a partir do histórico das lutas sociais da bacia do rio Tapajós e Amazônia. Como surge as lutas sociais; o que é o engajamento da militância e sua relação na luta; comprometimento dos mártires; o que move a luta comum.

#componente

Uma história de perdas e danos: formação geopolítica e socioeconômica da Amazônia

Carga horária: 4H

A disciplina objetiva apresentar os principais debates sobre a formação geopolítica e socioeconômica da Amazônia, discutindo as principais questões históricas da sua interpretação enquanto região.  Abordadas as questões teóricas no que se refere a sua formação econômica, social e política que se reproduzem nessas dimensões territoriais, também são tratadas as ideias integradoras da região ao Brasil, a partir das políticas desenvolvimentistas (globalização) e dos impactos de grandes projetos agroextrativistas em detrimento dos moradores da região, os fluxos populacionais que dinamizam os modelos desenvolvimentistas capitalista.

#componente

Navegando pelo Rio da Vida: Conjuntura da Bacia do Rio Tapajós

Carga horária: 8H

Debater sobre o rio Tapajós, aprofundando contextos geográficos, arqueológicos, antropológicos, históricos, sobre a bacia do rio e seu funcionamento socioambiental, assim como, trazer debates sobre projetos de impacto socioambiental tais como infraestrutura/logística; garimpo; desmatamento entre outros. Metodologicamente usando grupos de trabalhos, construção de mapas e etc. sobre questões importantes sobre o Tapajós, no sentido também de perceber qual a concepção dos alunos sobre o Tapajós. 

#componente

Que clima é esse Tapajós? – Aspectos das Mudanças climáticas

Carga horária: 4H

Debater sobre o surgimento e o processo histórico da filosofia do Bem Viver na América Latina Andina; definição do bem viver, explorando diferentes perspectivas culturais e filosóficas em defesa do meio ambiente; o bem viver como proposta anticapitalista, desafiando normas do sistema econômico; natureza, valores pessoais e ação política na perspectiva do bem viver para uma vida mais justa, sustentável e centrada nas pessoas, comunidade e solidariedade; exemplos práticos de bem viver: agroecologia; economia solidária; educação popular entre outras.

#componente

Bem Viver Amazônida: Filosofias para a defesa da Casa Comum

Carga horária: 8H

Entender como ocorrem as transformações climáticas  (efeito estufa, mudanças dos ciclos naturais: água, carbono e etc.); Diferenciar as mudanças climáticas causadas por fatores naturais das alterações provocadas direta ou indiretamente por fatores antrópicos na Amazônia; Compreender as relações causais entre as atividades humanas e o aquecimento global na Amazônia; Identificar as variações das alterações climáticas na Amazônia e associá-las a fatores regionais; Analisar como as ações humanas, em contrapartida, podem reverter ou minimizar os impactos dessas modificações; Contextualizar o racismo ambiental na Amazônia.

bottom of page