top of page
  • tapajosvivostm

Núcleo da Pastoral do Menor é beneficiado com sistema de energia solar através do Movimento Tapajós Vivo

O sistema de energia solar foi implantado no núcleo da Pastoral do Menor do bairro Elcione Barbalho em Santarém


Foto: Núcleo da Pastoral - Elcione Barbalho


O Movimento Tapajós Vivo (MTV), que luta em defesa dos territórios, implantou mais um sistema de energia fotovoltaica. A entidade beneficiada foi o núcleo da Pastoral do Menor – Ir. Ronald David Hein, localizado no bairro Elcione Barbalho, município de Santarém, no oeste do Pará.


O núcleo foi criado em 07 de agosto de 1999 e fundado em 12 de setembro de 2002, com trabalho dedicado por pessoas voluntárias da própria comunidade. Desenvolve atividades educativas com crianças e adolescentes, além de orientação religiosa, atividades esportivas e culturais, palestras e encontros com os pais dos alunos atendidos, informática e uma sala de livros.


Madalena Mendes, coordenadora do núcleo, destaca a importância de receber a implantação do Projeto Tapajós Solar na entidade:

“Estamos muito felizes em receber o projeto, pois acreditamos que trará benefícios principalmente na questão financeira. Antes, pagávamos uma energia muito cara e dependíamos das doações de parceiros e amigos. Com a pandemia, a situação complicou, pois perdemos muitas doações e estávamos com dificuldades para pagar as contas de energia.”

O atendimento no núcleo da Pastoral do Menor ocorre aos sábados, das 8h às 12h, com crianças e adolescentes de 8 a 17 anos de idade, que são divididos em duas turmas, separando crianças de adolescentes. No primeiro sábado de cada mês, há uma reunião com os pais ou responsáveis dos alunos.


A sustentabilidade para o desenvolvimento das ações e atividades do núcleo ocorre por meio de doações, parcerias e eventos culturais para custear parte dos materiais e alimentos para o público atendido.


É importante ressaltar que, devido à pandemia da COVID-19, todas as atividades do núcleo com crianças e adolescentes estão suspensas, sem previsão de retorno.


O Projeto Tapajós Solar é coordenado e executado pelo Movimento Tapajós Vivo em parceria com o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, com o objetivo de incentivar o uso de energias renováveis com a instalação de sistemas fotovoltaicos em espaços coletivos de organizações parceiras na luta pela vida do rio Tapajós e a soberania de seus povos. O projeto conta com o apoio da Misereor e da Cáritas Brasileira.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page